Campanha “Eu meto o bico”

O Bicudinho-do-brejo foi descoberto em 1995 no litoral sul do Brasil pelos biólogos Bianca Luiza Reinert e Marcos Bornschein, e já passou a integrar a lista de espécies em extinção. Bianca dedicou sua vida à proteção dessa espécie, tornando-se um ícone entre os conservacionistas.

O Bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris), é uma ave da família dos thamnophilídeos, espécie endêmica do sul do Brasil. Um Bicudinho-do-brejo mede cerca de 15 centímetros da ponta da cauda a ponta do bico, e tem peso aproximado de 10 gramas. Macho e fêmea apresentam plumagens de cores diferentes na barriga, com os machos tendo a barriga cinzenta e as fêmeas tendo a barriga branca com manchas pretas. Eles se alimentam de pequenos insetos e artrópodes que capturam na vegetação dos brejos, aonde também constroem seus ninhos e repousam a noite.

Em 2009, Bianca, Marcos e mais três amigos uniram forças para protegrer a espécie e fundaram a Reserva Bicudinho-do-brejo. Uma área de 35 mil metros quadrados de brejo e floresta, localizada na Lagoa do Parado, no litoral sul do Paraná, no município de Guaratuba, próxima a dois Parques Nacionais. O objetivo da reserva sempre foi proteger o brejo que funciona como um filtro para a água dos rios e como berçário para peixes e animais aquáticos, assim como o proteger Bicudinho-do-brejo. Desde sua criação a Reserva em funcionado como centro de estudos por diversos pesquisadores. Recentemente a Reserva foi reconhecida como Área Úmida de Importância Internacional, o que valida o trabalho que lá vem sendo desenvolvido desde sua criação.

A LALUZ NA CAMPANHA "EU METO O BICO”

Era um desejo da LaLuz ampliar seu engajamento na preservação do meio ambiente, auxiliando reservas e instituições que se dedicam a proteção do planeta e da vida dos seres que nela habitam. De outubro de 2018 em diante, a história da Reserva e suas dificuldades financeiras de mantuenção chegaram até nós através de diferentes pessoas e núcleos de convívio. O resultado foi uma relação de empatia e o desenvolvimento de toda uma campanha de arreacadação de fundos. Para conseguirmos nosso objetivo, elaboramos uma campanha dentro de uma plataforma de “vaquinha online” ou crowdfunding. Ao lado do Ricardo Belmonte, um dos sócios da Reserva, desenvolvemos todo o site da campanha e concentramos esforços de divulgação em redes sociais, jornal, rádio e tv aberta. Tivemos o apoio de vários meios de comunicação que foram essenciais para atingirmos a nossa meta de arrecadação, então deixamos aqui registrado nossos agradecimentos à todos que colaboraram com a divulgação da campanha!

 

 

Como recompensas elegemos as já conhecidas camisetas da LaLuz Brasil, em malha 100% algodão orgânico e com uma estampa exclusiva para a Reserva que celebra a proteção ao Bicudinho e as atitudes de preservação. Foi uma imensa alegria elaborar e desenvolver a campanha “Eu meto o Bico”, que teve sucesso em contribuições e já trabalhamos para a confecção e futura entrega das recompensas. Fica aqui a nossa gratidão a todos que contribuíram!

Conheça mais sobre a reserva acessando os links abaixo:

https://www.facebook.com/reservabicudinhodobrejo/

https://www.instagram.com/ateliebicudinhodobrejo/

https://www.instagram.com/reservabicudinhodobrejo/