#camisetalimpa

CAMISETA.

Dos mais diferentes estilos, cores, cortes; do luxo ao despojado; não tem idade, gênero, classe, número ou grau. Uma – duas, três… – camiseta básica é item obrigatório no guarda roupa do brasileiro.

Se pergunte, quantas você tem para cada par de calças jeans?

É difícil mensurar.

Tente colocar no papel quantas camisetas você já comprou e se desfez na vida; quantas seus vizinhos possuem; sua família; quantas camisetas brancas existem amontoadas no estoque da tradicional loja de departamentos no shopping mais próximo da sua casa.

Difícil?

Tente mensurar quantas camisetas são produzidas e descartadas anualmente no Brasil; a quantidade de matéria prima; as toneladas de malha; as toneladas de retalhos de corte jogados no lixo. A mão de obra oficial; a mão de obra não oficial. A poluição gerada e a água desperdiçada para a produção de um dos itens mais básicos da indumentária humana.

Difícil? Não, impossível.

É impossível mensurar tais dados, pois eles simplesmente não são computados. Milhões de camisetas são produzidas anualmente no Brasil, dentro de confecções regulamentadas e de confecções irregulares. O item mais simples e familiar do nosso guarda roupa.  Mas sabemos pouco de sua origem, de seu processo de fabricação, de sua pós-vida e, principalmente, de seus impactos na natureza.

A camiseta pode ser confundida por ser aspecto banal. Corriqueiro. Pau-para-toda-obra. Mas por isso mesmo deve ser levada em consideração. Por isso mesmo, seus impactos culturais, éticos, sócio-ambientais e econômicos devem ser levados em consideração. A LaLuz Brasil vem atribuir propósito à camiseta ao questionar às marcas e lançar o desafio #CAMISETALIMPA

#DEONDEVEM? – Qual é a matéria prima de origem do tecido da sua camiseta?

#QUANTOÉAPROVEITADO? – Como é o processo de aproveitamento de corte de tecido?

#EORETALHO? – Há formas de inclusão dos retalhos dentro de sua própria fabricação?

#PRAONDEVAI? – Qual é a política de descarte dos materiais não utilizados?

Vestir uma camiseta vai além da mensagem estampada. Vai além do estilo. Você pode estimular uma cadeia produtiva RESPONSÁVEL e COMPROMETIDA com a sociedade e com o meio ambiente.